sábado, 12 de junho de 2010

Uma peça que convida à volta ao teatro


O espetáculo “A Ida ao Teatro”, baseada na obra de Karls Valentin, o dramaturgo cômico do início do século passado, foi levada ao palco do 3º Fetism, ontem no Espaço Cultural Victorio Faccin. A montagem executada pelo TUI (Teatro Universitário Independente) é uma leitura com elementos brasileiros e contemporâneos, usando linguagem clownesca e explorando a participação da platéia.
Atores chamam integrante da plateia para interagir com a peça

No elenco, Cristiano Bittencourt faz um dos papéis principais: o marido em um casal que decide ir ao teatro. Esse era o papel desempenhado pelo próprio Karls Valentin, que foi uma espécie de Charles Chaplin da Alemanha, escrevendo, dirigindo e atuando em suas próprias peças. A mulher, Fani, é interpretada pela atriz Marcele do Nascimento.A montagem ainda conta com a participação de Inês Roratto, no papel de um vizinha bisbilhoteira que invade a casa do casal.

A direção do espetáculo é conjunta e deriva da versão “Teatro de Rua” da peça, organizada pelos atores inúmeras vezes. “Como o cenário resume-se apenas aquilo que cabe em carrinho de supermercado, podemos apresentar a peça em qualquer cantinho. E assim a gente já fez em vários lugares – na praça, na rua mesmo, na frente do Treze de maio, enfim, em qualquer lugar”, explica Cristiano.

Em mais uma noite de bancada cheia no Festival, a platéia se divertiu com o humor inocente do autor alemão, que deixa implícita no texto uma crítica ao próprio público, caricaturando o espectador sempre cheio de desculpas para não ir ao teatro. Uma das desculpas mais recorrentes, o frio, não impediu que o público interagisse com os atores, contribuindo para o clima leve e divertido da peça. E assim terminou a segunda noite de Fetism 2010, de forma descontraída, mas com uma mensagem: vamos todos ao teatro!


Texto: Ivan Lautert
Foto: Lucas Figueiredo Baisch

Nenhum comentário:

Postar um comentário